domingo, 26 de abril de 2009

Conheça um pouco mais sobre o Museu do Futebol.


No fim de semana próximo acontecerá o primeiro encontro Gambolão. O local reservado para o evento foi o Museu do Futebol que fica localizado abaixo do estádio do Pacaembu na Cidade de São Paulo. Conheça abaixo um pouco mais sobre o Museu.

Missão


Nossa missão é investigar, divulgar e preservar o futebol como manifestação cultural brasileira.
Trabalhamos com a inserção histórica e cultural desse esporte no Brasil por meio de exposições, ações educativo-culturais, pesquisas e procedimentos de salvaguarda, valorizando a prática do futebol que atravessa o cotidiano do país desde fins do século XIX.
O futebol - seus números, regras, símbolos, representações e estórias - é o nosso principal foco de apreciação. A partir dele pretendemos estimular reflexões críticas sobre dimensões da sociedade associadas ao tema como: comportamento, evolução da preparação física do atleta, vocabulário, religiosidade, entre outras, sempre entrelaçando o futebol com a história do país.

Objetivos


Nossos objetivos são:
Salvaguardar e aprofundar conteúdos relacionados ao futebol, mapeando indicadores de memória, atualizando a pesquisa histórica de seu desenvolvimento, bem como sua manifestação contemporânea. Valorizamos diversos registros da prática do esporte nos âmbitos profissional e amador, e enfocamos a sua manifestação no cotidiano, ou seja, no vocabulário, na corporalidade, nos ritos, nas maneiras de ver, torcer, se emocionar e de classificar pessoas, ações e objetos;
Comunicar ao público os conteúdos sob a forma de exposições, palestras, cursos, oficinas, eventos, publicações, ações educativas intra e extra-muros. A partir desse leque de atividades comunicativas, almejamos tornar públicas e acessíveis, as reflexões acerca do tema futebol.

Quem somos


O Museu do Futebol é dirigido pelo Instituto da Arte do Futebol Brasileiro (IFB), uma organização social sem fins lucrativos em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
O IFB é responsável pela gestão do Museu do Futebol e deve zelar pelo patrimônio, funcionamento e equipe de trabalho da instituição.

Por que no Pacaembu?


Inaugurado por Getúlio Vargas em 1940, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu – foi orgulhosamente saudado como o maior e mais moderno da América Latina. Sua construção refletia os anseios de grandeza e uma inabalável fé no destino da nação que marcaram o espírito da época, sendo marco de um Brasil que se projetava com euforia no futuro.
Tendo sido palco de diversas comemorações de títulos e fatos históricos, como o gol “de bicicleta” de Leônidas da Silva, o Pacaembu tornou-se ideal para sediar o Museu do Futebol.
Entre colunas e fundações, nos interstícios da arquibancada do estádio – como um sítio arqueológico em busca da alma profunda do Brasil – conta-se de forma agradável e contagiante a epopéia do país que se uniu em torno de uma bola.

Acervo


Nosso acervo é composto de fotografias, depoimentos, vídeos, entrevistas e demais informações sobre a história do futebol brasileiro.
Estamos nos estruturando para identificar e receber novos acervos. Se você possui um objeto, uma foto ou uma história sobre o futebol e quiser colaborar conosco, escreva para acervo@museudofutebol.org.br
Não aceitamos nenhuma doação encaminhada pelo correio sem prévia autorização da administração do Museu. Por isso, ressaltamos a importância de escrever para nós antes do envio de qualquer objeto.

Agradecemos antecipadamente o interesse.

Um comentário:

  1. Deve ser legal msm , queria ir ai no encontro pra conhecer mas tenho simulado no domingo e não vai dar pra ir pra SP , ai complica =S

    ResponderExcluir