segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Coluna da Copa: Honduras em Ação!


http://i595.photobucket.com/albums/tt33/pauloaguilera/analiserodada-1.png

Primeira rodada muito tranquila, poucas confusões entre atletas, isto principalmente devido à arbitragem precisa, que não da margem para dúvidas. No quesito segurança, a Copa tem sido um sucesso também, poucas ocorrências registradas até o momento. Nem os conflitos envolvendo a volta do presidente deposto e mascote da Copa, Zelaya, afetaram a ordem. Somente um princípio de tumulto ocorreu quando um cartola hondurenho fugiu com as cartolas para o alto mar, e não deu sinais de onde está até hoje. Com isso, o "cartola do gambolão" fica temporariamente interditado. Está parecendo o Cartola da Sportv.

Nos campos, destaque para a constatação empírica de um fato que era senso comum havia tempos: ranking não ganha jogo. Espanha, Itália e Honduras, respectivamente as três melhores federações no rank nesta Copa, decepcionaram na estréia. E o pior de tudo, destas três somente Honduras teve desempenho acima da média. Itália, mesmo com um desempenho muito abaixo do esperado, conseguiu sair de campo com um ponto.

A grande partida desta rodada ficou por conta do duelo caseiro na mansão dos Barrez: de um lado, Marrocos de CrisBarrez; de outro, a Guiana de Pacoca. O jogo foi sensacional, muita técnica e disposição de ambas as equipes, ao final valeu o talento individual dos guianenses que saíram com a vitória. No total, 36 gols marcados. O artilheiro da Copa até o momento vem também da Guiana, Gutomerici. Em breve entrevistas com o craque da rodada Gutomerici e com o presidente destaque Pacoca. Já o jogo mais feio foi entre as equipes da Venezuela e Hungria. Os hondurenhos presentes ao estádio reclamaram muito do péssimo futebol apresentado por ambas as equipes. A Venezuela conseguiu sair de campo com os três pontos após um gol contra marcado numa lambança envolvendo os dois zagueiros húngaros. No total foram marcados pífios 16 gols.

A média de gols por seleção na rodada ficou em 12,5. Dezenove federações conseguiram ter um desempenho acima da média, 17 abaixo. Destas 19 que ficaram acima, 13 saíram de campo com os três pontos, e apenas quatro foram derrotadas. A equipe dona da casa Honduras foi uma delas.

Enfim, na zoma geral creio que esta primeira rodada foi muito positiva, e a tendência é que melhore ainda mais.

Espero que todos aproveitem a estadia em nossos hotéis, apreciem nossas praias, e pratiquem um bom futebol, sem violência!

Boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário